Sonoplastia na Peça


A sonoplastia é parte imprescindível na composição de uma peça, ela nos fornece sensações que nenhum outro recurso fornece. Com respeito à peça, O Pagador de Promessas, devido a mudança de fases do dia, foi escolhido um som constante de cantar de pássaros, e as intervenções se dão no iniciar pela presença de uma música característica do nordeste na introdução dos personagens Rosa e Zé do Burro. Quando Rosa se refere ao horário há a intervenção do canto de Galo. No início do 2º ato há outra intervenção, a dos badalos do sino. E por fim quando Zé do Burro se refere ao seu burro uma música triste para comover o espectador! O Equipamento utilizado será as mesas de som do auditório, porém o som virá de um Pen Drive. Toda a sonoplastia será realizada pelo programa de edição de som Audacity. Que ajudará nas introduções  e finalizações de sons de forma uniforme. O filme base desta sonoplastia e peça foi o Auto da Compadecida que também se ambienta em um âmbito parecido!

ESTUDO SOBRE COMO UTILIZAR O AUDACITY (Baseado na Internet)
O Audacity é uma ferramenta para editar e mixar qualquer arquivo de áudio nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Então, estes arquivos podem ser tanto gravados por meio do seu microfone ou entrada de linha quanto importados de algum lugar do seu computador.
Importando áudio
Vamos começar explicando como se faz para importar músicas e efeitos sonoros para dentro do programa. Clique em "Projeto" e siga em "Importar áudio"; agora localize qualquer arquivo sonoro de sua escolha, podendo ser sua música favorita em MP3 ou quaisquer efeitos sonoros em WAV.
Depois de selecionar, o programa deve carregar um pouco para criar o espectro sonoro referente à escolha.
 Os botões básicos funcionam como em qualquer CD Player ou reprodutor de áudio. Ao apertar no botão "Play", você poderá escutar a faixa que importou. Lembre-se que você poderá se utilizar deste arquivo base para executar as demais ações de edição descritas abaixo.
Aplicando efeitos
O Audacity já vem com mais de 20 efeitos para você incrementar e experimentar nas trilhas, sendo que colocá-los é como "passe de mágica". Basta selecionar uma parte da trilha (ou trilhas) ir em "Efeitos" e clicar no escolhido (você sempre precisará informar ao programa — selecionando — em que parte quer aplicar os efeitos!).
Lembrete: sempre que quiser aplicar um efeito, é preciso parar a reprodução da música (não apenas pausar), pois senão a aplicabilidade estará desligada. Segue uma lista rápida sobre as funções de cada um deles:
     - Alterar altura (pitch)
Com este efeito você altera a afinação do áudio, sem mexer na velocidade geral de reprodução. Os músicos podem usar o sistema de semitons ou então as notas musicais, já que estão mais habituados; quem é leigo pode modificar pelas porcentagens. Se usado na voz limpa, pode gerar sons curiosos e engraçados.
      - Alterar tempo
Altera a velocidade sem modificar a afinação. Pode ser utilizado em segundos ou em porcentagem. Se você exagerar demais pode obter notas cortadas e ruídos indesejados.
      - Alterar velocidade
Também altera a velocidade, porém não mantém a afinação intacta. Simula discos rodando mais rápida ou lentamente.
       - Aumento de Graves
Sem segredo, aumenta os graves abaixo dafrequência que você escolher. Dá um ótimo boost, sendo perfeito para música eletrônica.
       - Equalização
Modifica todo o espectro de frequências audíveis ao ouvido humano, compreendendo agudos, médios e graves. Existem curvas pré-definidas para você carregar. Aliada a sensibilidade auditiva e experiência, pode se tornar uma ferramenta poderosa.
       - Inverter
Usando o "Inverter inicio e fim" simplesmente inverte o áudio, como se rodasse o disco ao contrário. Já o "Inverter verticalmente" apenas reverte a fase das ondas.
        - Remover Ruído
Permite que você remova certos ruídos indesejável em gravações. Primeiro você seleciona um pedacinho que contém apenas ruído e acione o "Perceber perfil de ruído". Após isto, selecione o trecho de áudio completo que você quer remover os ruídos e clique em "Remover Ruído". O slide pode ser movido para adequar os níveis de sensibilidade. Às vezes da certo, mas não pode ser encarada como a ferramenta definitiva; funciona melhor quando o ruído é pequeno e o sinal de áudio tem mais volume que ele.
         - Wahwah
Apesar de o Wahwah ser um efeito conhecido tradicionalmente pelo usa em guitarras e  baixos, aqui ele pode conferir aspectos interessantes ao áudio original, dando uma sensação de imensidadeao som, com alternância de fase nos canais. Experimente sem medo!
        - Marcadores
Inserir marcadores é algo importante para definir partes, entradas de instrumentos, finais de versos, localização de efeitos, etc. Enfim, facilitar sua vida e não deixá-lo procurando o tempo todo.
Para inserir uma trilha de marcadores vá em "Projeto/Novo Rótulo". Para definir as marcas, é só clicar no local especificado e apertar uma tecla qualquer para nomear a etiqueta. O mesmo processo utilizado para mover os pedaços de áudio é usado aqui com o que você marcou: copiar, recortar, colar, etc.

          - Salvando & Exportando

Quando você termina ou pretende terminar mais tarde sua edição, composição, montagem ou mixagem, pode salvá-la em forma de projeto — dessa forma poderá editá-lo em várias trilhas ainda no Audacity quando quiser — ou então exportar como WAV, MP3 ou OGG, que resultará em um arquivo audível em qualquer player de mídia, que condensa todas as trilhas que você preparou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário