Iluminação

A iluminação cênica é muito importante em um espetáculo teatral, pois ela não só ilumina a cena em si como também contribui para criação do espaço cênico, ela ajuda a transformar o palco em um ambiente mais real para encenação do espetáculo. E é por isso que focaremos esse post nesse fator tão imprescindível e em como ele afetará nosso espetáculo.

Serão utilizados em nossa peça (O Pagador de Promessas) refletores par(com focos normais e com contra-luz azul) e refletores plano-convexos. Esses refletores serão usados para chamar a atenção do espectador à determinadas cenas. A contra-luz azul por exemplo será usada para criar um ambiente em que ressalta a emoção de Zé do Burro ao falar de Nicolau, isso para emocionar o espectador. Os refletores plano-convexos serão usados para dar destaque aos personagens em determinadas cenas e os focos normais apenas para iluminar melhor o ambiente do palco. A iluminação do primeiro ato da peça será a seguinte:

No início do primeiro ato, quadro I, o palco está com as luzes completamente apagadas. Acende-se a luz do corredor para a entrada de Rosa (Irene) e Zé do Burro (José Rafael). Ao se aproximarem do palco, a luz do palco começa a aumentar, mas permanece fraca devido ao início da peça se passa mais ou menos às quatro e meia da manhã. Desliga-se a luz do corredor. Coloca-se o foco frontal no centro do palco, onde a cena do primeiro quadro se desenrola. Quando Zé do Burro adormece na igreja, as luzes diminuem.
 Acende-se a luz do corredor para a entrada de Marli (Marília) e Bonitão (Victor). Quando sobem ao palco, as luzes do palco aumentam, a do corredor se apaga e o foco de luz (com refletores pares frontais) seguem todos os personagens durante a cena. No fim do primeiro quadro do primeiro ato, usa-se o botão Blackout na mesa de luz para apagar todas as luzes.
No começo do segundo quadro do primeiro ato, acende-se a luz do corredor enquanto a mesma entra. Aumenta a luz geral do palco, deixando-o mais claro que no primeiro quadro, pois já não é mais madrugada. Quando a beata chega ao palco, apaga-se a luz do corredor. Um pouco de foco com os refletores par no centro do palco, onde está a igreja.
Quando Zé do Burro começa a falar que pensou que Nicolau iria morrer, usa-se o refletor de plano-convexo para focar em Zé do Burro e a contra-luz azul na parte de trás do palco. Quando ele termina, apaga-se o foco em Zé do Burro e a luz azul. As luzes voltam à como estavam no começo do quadro. Ao terminar o quadro quando o padre (Luís Gabriel) proíbe Zé do Burro de entrar na igreja, o Blackout é ativado novamente e todas as luzes se apagam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário